Referências

Abaixo referências usadas nas disciplinas

Disciplina Redação Hipertextual

Bibliografia Básica

FERRARI, Pollyana (org.). Hipertexto, Hipermídia. São Paulo: Contexto, 2007.
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as Novas Mídias: Do cinema as mídias interativas. SENAC: São Paulo, 2008.
MOURA, Dinara e PADOVANI, Stephania. Navegação em Hipermídia: uma abordagem centrada no usuário. São Paulo: Moderna, 2008.

Bibliografia Complementar

BEIGUELMAN, Giselle. O livro depois do livro. São Paulo, Peirópolis, 2003.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial do estado de São Paulo, 1999.
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. SP: Editora Senac São Paulo, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio e XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
PARENTE, André. O virtual e o hipertextual. Rio de Janeiro: Editora Pazulin, 1999.

________________________________________________________________

Redação Publicitária para Mídia Impressa

Bibliografia Básica

ALLEN, Chris T., GUINN, Thomas C. O., SEMENIK, Richard J. Propaganda e promoção integrada da marca. 4ed. São Paulo: Cengage, 2008.
 MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
OGILVY, David. Confissões de um publicitário. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011. Já está na 7ª edição.

Referências complementares

BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em propaganda. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
 CARRASCOZA, João A. A evolução do texto publicitário. 8ª ed. São Paulo: Futura, 2007.
 VIEIRA, Stalimir. Raciocínio Criativo na Publicidade: uma proposta. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
 DOMINGOS, Carlos. Criação sem pistolão: segredos para você se tornar um grande criativo. Rio de Janeiro: Negócio Editora, 2002 
MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
________________________________________________________________

Redação Publicitária para Mídia Eletrônica

Bibliografia Básica

BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em propaganda. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
 MASBURGER, Robert B. Roteiro para mídia eletrônica: Tv, rádio, animação e treinamento corporativo.
 OGILVY, David. Confissões de um publicitário. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011. Já está na 7ª edição.

Referências complementares

FERRARETO, Luiz Artur. Rádio no ar: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.
 ALLEN, Chris T., GUINN, Thomas C. O., SEMENIK, Richard J. Propaganda e promoção integrada da marca. 4ed. São Paulo: Cengage, 2008.
 BARRETO, Tiago. Vende-se em 30 segundos – Manual do roteiro para filme publicitário.
 DOMINGOS, Carlos. Criação sem pistolão: segredos para você se tornar um grande criativo. Rio de Janeiro: Negócio Editora, 2002
MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
________________________________________________________________

Disciplina Webwriting

Bibliografia Básica

FRANCO, Guilherme. Como Escrever para Web. Editora Centro Knight, 2008.
MOHERDAUI, Luciana. Guia de Estilo Web. São Paulo: Editora SENAC, 2000.
NIELSEN, Jakob. Projetando websites. Rio de Janeiro: Campus, 2000
RODRIGUES, Bruno. Webwriting – Pensando o Texto para a Mídia Digital. Berkeley Brasil 2000.
PINHO, J. B. Jornalismo na Internet: planejamento e produção da informação on-line. São Paulo: Summus, 2003.

Referências complementares

BLACKWELL, Lewis; CARSON, David. The end of print: the graphic design of David Carson. San Francisco: Chronicle Books, 1995.
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: CosacNaify, 2005.
CANAVILHAS, João Messias. Considerações Gerais sobre Jornalismo na Web. Comunicação apresentada no I Congresso Ibérico de Comunicação, 2001.
HEWITT, Hugh. Blog – Entenda a Revolução que Vai Mudar seu Mundo. Editora Thomas Nelson Brasil, 2007.
MARCHIONI, Rubens. Criatividade e redação. O que é, como se faz. Parte dois: transformar ideias criativas em textos eficientes.  São Paulo: Edições Loyola, 2000.
PAZ, Carolina Rodrigues. A Cultura Blog: Questões Introdutórias. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, Vol. 1, nº 22, 2003.
RODRIGUES, Bruno. Cartilha de Redação Web – Padrões Brasil e-GOV, 2010.
SCHITTINE, Denise. Blog: Comunicação e Escrita Íntima na Internet. Editora Record, 2004.SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: CosacNaify, 2007.

________________________________________________________________

Disciplina Cibertexto e Narração Virtual

Bibliografia Básica

ECO, Humberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 1986.
FALCI, Carlos H. R. Condições para a produção de cibernarrativas a partir do conceito de imersão. Revisa Lumina
FRANÇA, Vera. Do telégrafo a rede. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/gris/biblioteca/artigos/telgr1-rede.pdf/view
FERRARI, Pollyana (org.). Hipertexto, Hipermídia. São Paulo: Contexto, 2007.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
JENKINS, Henry. Transmedia Storytelling: Moving characters from books to films to video games can make them stronger and more compelling. 2003. Disponível em: <http://www.technologyreview.com/biomedicine/13052/page1/&gt;
LEMOS, André. Mídias locativas e territórios informacionais. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/midia_locativa.pdf

Referências complementares

BARTHES, Roland. Inéditos I: teoria. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
PARENTE, André. Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: Educ, 2008
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Palus, 2004.

________________________________________________________________

Disciplina Metodologia Científica e TMP/MEA

Bibliografia Básica

FRANÇA, Júnia Lessa et. al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8.ed. revista e aumentada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed: 1999.

Referências complementares

BABBIE, Earl. Métodos e Técnicas de survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MEDEIROS, João Bosco. Manual de redação e normalização textual. São Paulo: Atlas, 2002.
MINAYO, Maria Cecília da Sousa. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.
SILVA, Augusto S. e PINTO, José M. (orgs). Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento, 2005.
YIN, Robert K. Estudo de Caso. Planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

________________________________________________________________

Disciplina Mídia

Bibliografia Básica

DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
DORDOR, Xavier. Mídia: mídia alternativa. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Editora Nobel, 2007.
TAMANAHA, Paulo. Planejamento de Mídia. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2006.

Referências complementares

BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de tv. São Paulo: Boitempo, 2005.
DIZARD JÚNIOR, Wilson. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
LIMA, Venício A. de. Mídia: teoria e política. São Paulo: Fund. Perseu Abramo, 2001.
 TAHARA, Mitsuho. Mídia. São Paulo: Global, 2004. (Coleção Contato Imediato)
 THOMPSON, John B. A Mídia e a modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

________________________________________________________________

Disciplina Panorama do Mercado Publicitário

Bibliografia Básica

ALLEN, Chris T., GUINN, Thomas C. O., SEMENIK, Richard J. Propaganda e promoção integrada da marca. 4ed. São Paulo: Cengage, 2008.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Ed. Thomson Pioneira, 2009.

Referências complementares

BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto-de-Venda. São Paulo: Atlas, 2006.
COSTA, Antonio Roque; TALARICO, Edison de Gomes. Marketing promocional: descobrindo os segredos do mercado. São Paulo: Atlas, 1996.
OGILUY, David. Confissões de um publicitário. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.
RIBEIRO, Júlio. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Atlas, 2004.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. Rio de Janeiro: Campus: ABP, 2003.
________________________________________________________________

Disciplina Seminário de TCC

Bibliografia Básica

FRANÇA, Júnia Lessa et. al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8.ed. revista e aumentada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
 LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed: 1999.
 BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

Referências complementares

ABRIL, Gonzalo. Análisis semiótico del discurso. In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRREZ, Juan (org.). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madri: Síntesis, 1995.
 AGUIRRE BAZTÁN, Ángel. Etnografia: metodología cualitativa em la investigación sociocultural. Barcelona: Marcombo, 1995.
 ALBUQUERQUE, Leila Marrach Basto de. Sujeito e realidade na ciência moderna. São Paulo: Annablume, 2003.
 ALONSO, Luis Enrique. Sujeto y discurso: el lugar de la entrevista abierta en las prácticas de la sociología cualitativa. In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRREZ, Juan (org.). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madri: Síntesis, 1995.
 ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 12.ed. São Paulo: EDUC; Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
BABBIE, Earl. Métodos e Técnicas de survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
 BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e linguagem: discursos e ciência. São Paulo: Moderna, 1998.
 BACHELARD, Gaston. Ensaio sobre o conhecimento aproximado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.
 BACHELARD, Gaston. Epistemologia. 2.ed. Lisboa: Edições 70, 2001.
 BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. 3.ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.
 BARDIN, Laurence. A análise de conteúdo. 3.ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
 BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1990.
 BASTOS, Fernando; PORTO, Sérgio Dayrell. Análise hermenêutica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 BAPTISTA, Sofia Galvão ; CUNHA, Murilo. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, V. 12, N.2, ago. 2007. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/48/89&gt;. Acesso em: 20 ago 2011.
 BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
 BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
 BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3.ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
 BENETTI, Marcia. Análise do Discurso em jornalismo: estudo de vozes e sentidos. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Marcia (org.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.
 BENETTI, Marcia. Jornalismo e perspectivas de enunciação: uma abordagem metodológica. Intexto. N. 14. Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS, jan./jun. 2006.
 BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: UFSC; São Paulo: Cortez, 2002.
 BONI, Valdete; QUARESMA,Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Em Tese: Florianópolis, v. 2, n. 1, jan./jul. 2005.
 BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
 BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: BOURDIEU, Pierre. Sociologia. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1994.
 BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Pesquisa participante. 6.ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
 CANALES, Manuel; PEINADO, Anselmo. Grupos de discussión. In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRREZ, Juan (org.). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madri: Síntesis, 1995.
 CASSAB, Latif. Indivíduo e ambiente: a metodologia de pesquisa na história oral. Biblos. Vol. 16. Rio Grande: Editora da FURG, 2004.
 CHALMERS, Alan. A fabricação da ciência. São Paulo: Unesp, 1994.
 CHALMERS, Alan. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
 CHAROUX, Ofélia Maria Guazelli. Metodologia: processo de produção, registro e relato do conhecimento. 2.ed. São Paulo, DVS, 2006.
 CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.
 CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
 CODATO, Henrique; LOPES, Flor Marlene E. Semiologia e semiótica como ferramentas metodológicas. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 COSTA, Maria Eugênia Belczak. Grupo focal. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
 DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRREZ, Juan. Métodos y técnicas cualitativas de investigación em ciencias sociales. Madri: Síntesis, 1995.
 DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1989.
 DENCKER, Ada de Freitas Maneti; DA VIÁ, Sarah Chucid. Pesquisa empírica em ciências humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura, 2001.
 DIAS, Cláudia. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação e sociedade. V.10, n. 2. João Pessoa: UFPB, 2000.
 DIEHL, Astor Antônio. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.
 DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 DUARTE, Marcia Yukiko Matsuuchi. Estudo de caso. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 14.ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
 FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
 FAUSTO NETO, Antonio et al. (org.). Campo da comunicação: caracterização, problematizações e perspectivas. João Pessoa: UFPB, 2001.
 FEYERABEND, Paul. Adeus à razão. Lisboa: Edições 70, 1991.
 FEYERABEND, Paul. Contra o método. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.
 FLICK, Uwe. Entrevista episódica. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
 FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
 FONSECA JÚNIOR, Wilson Corrêa da. Análise de conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 FOUREZ, Gerard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Unesp, 1995.
 GALINDO CÁCERES, Luís Jesús. Sabor a ti: metodologia cualitativa en investigación social. Xalapa: Universidad Veracruzana, 1997.
 GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 1998.
 GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
 GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
 GILL, Rosalind. Análise de discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
 GOBBI, Maria Cristina. Método biográfico. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.
 GONZÁLEZ, Jorge A.; CÁCERES, Jesús Galindo (org.). Metodología y cultura. México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 1994.
 GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (org.). Textos em representações sociais. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
 HAGUETE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
 HERSCOVITZ, Heloiza. Análise de conteúdo em jornalismo. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Marcia (org.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.
 IASBECK, Luiz Carlos Assis. Método semiótico. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 JAPIASSÚ, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. 5.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
 JENSEN, K. B.; JANKOWSKI, N. W. Metodologias cualitativas de investigación em comunicación de masas. Barcelona: Tesys, 1993.
 JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
 KNELLER, G.F. A ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar; São Paulo: EDUSP, 1980.
 KÖCHE, José Carlos. Pesquisa científica: critérios epistemológicos. Petrópolis: Vozes, 2005.
 KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 8.ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
 KUHN, Thomas. A tensão essencial. Lisboa: Edições 70, 1989.
 LABES, Emerson Moisés. Questionário: do planejamento à aplicação na pesquisa.Chapecó/SC: Grifos, 1998.
 LADRIÈRE, Jean. Filosofia e práxis científica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978.
LAGO, Cláudia; BENETTI, Marcia (org.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.
 LATOUR, Bruno. Ciência em ação. Bauru: Unesp, 2000.
 LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
 LEFÈVRE, F., LEFÈVRE, A M. C., TEIXEIRA, J.J.V. (Orgs). O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxiasdo Sul: EDUSC, 2000.
LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
 LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em comunicação. 8.ed. São Paulo: Loyola, 2005.
 LOPES, Maria Immacolata Vassalo (org.). Epistemologia da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.
 LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.
 MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
 MALDONADO, Alberto Efendy (org.). Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006.
 MANHÃES, Eduardo. Análise do discurso. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 MANN, Peter. Métodos de investigação sociológica. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
 MARCONDES FILHO, Ciro. Até que ponto, de fato, nos comunicamos? São Paulo: Paulus, 2004.
 MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
 MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOSA, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1982.
 MARTINS, Gilberto da Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.
 MEDEIROS, João B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 1991.
 MEDEIROS, João Bosco. Manual de redação e normalização textual. São Paulo: Atlas, 2002.
 MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 16.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
 MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise pragmática da narrativa jornalística. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Marcia (org.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.
 MOTTA, Luiz Gonzaga. Narratologia: análise da narrativa jornalística. Brasília: Casa das Musas, 2004.
 NAVARRO, Pablo; DÍAZ, Capitolina. Análisis de contenido. In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRREZ, Juan (org). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madri: Síntesis, 1995.
 NIEL, André. A análise estrutural de textos. São Paulo: Cultrix, s.d.
 NOVELLI, Ana Lucia Romero. Pesquisa de opinião. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
OLIVEIRA NETTO, Alvim Antônio de. Metodologia da pesquisa científica: guia prático para a apresentação de trabalhos acadêmicos. 2.ed. Florianópolis: Visual Books, 2006.
 OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.
 ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e fundamentos. 3.ed. Campinas: Pontes, 2001.
 PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 6.ed. São Paulo: Papirus, 2000.
 PÁDUA, Jorge. Técnicas de investigación aplicadas a las ciencias sociales. 5.ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
PASK, Gordon. Metodología participante con rigor. In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRREZ, Juan (org.). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madri: Síntesis, 1995.
 PENN, Gemma. Análise semiótica de imagens paradas. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
 PEREIRA, J.C.R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1999.
 PÉREZ SERRANO, Gloria. Investigación cualitativa: métodos y técnicas. Buenos Aires: Editorial Docencia, 1994.
 PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Observação participante e pesquisa-ação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 PESCUMA, Derma. Projeto de pesquisa – o que é? como fazer?: um guia para sua elaboração. Sao Paulo: Olho D’Água, 2005.
 POWELL, Ronald R. Basic research methods for librarians. 2.ed. Norwood: Ablex Publishing, 1991.
 RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
 ROSE, Diana. Análise de imagens em movimento. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
 RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
 SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
 SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001.
 SANTAMARINA, Cristina; MARINAS, José Miguel. Historias de vida e historia oral. In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRREZ, Juan (org.). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madri: Síntesis, 1995.
 SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2004.
 SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20.ed. São Paulo: Cortez, 1996.
 SILVA, Augusto S. e PINTO, José M. (orgs). Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento, 2005.
 STUMPF, Ida Regina C. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 SUTIL, Carlos Rodríguez. La entrevista psicológica. In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRREZ, Juan (org.). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madri: Síntesis, 1995.
 TAYLOR, S. J.; BOGDAN, R. Introducción a los métodos cualitativos de investigación: la búsqueda de significados. Barcelona: Paidós, 1996.
 TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2005.
 TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
 TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1997.
 VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis: Vozes, 2002.
 WEBER, Maria Helena; BENTZ, Ione; HOHLFELDT, Antonio (org.). Tensões e objetos da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.
 YIN, Robert K. Estudo de Caso. Planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s